CONQUISTA TÊXTIL - Edição Mar. 2010

Miss Têxtil encerra dia 12 inscrições de candidatas

As inscrições para a 13ª edição do Miss Têxtil e 8ª edição do Garota Revelação serão encerradas dia 12 de março. O evento cultural será realizado no dia 09 de abril no União Barbarense.

Para participar da categoria Miss Têxtil a candidata precisa atuar no setor têxtil e ser associada. Já do concurso Garota Revelação ser filha de associados e ter idade acima de 14 anos.

A interessada deve se dirigir a sede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste, na Rua Joaquim de Oliveira, 806, centro, e falar com Márcia . O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Em São João da Boa Vista a interessada deve dirigir-se a Sub-Sede do Sindicato, na Rua Belisário Borges da Costa, 138, vila Santa Edwirges e falar com Marinilda. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 12h e das 13hàs 17h.

A edição de 2009 reuniu 14 trabalhadoras têxteis e 10 garotas, filhas de dependentes de funcionários sócios do sindicato. O evento foi acompanhado por mais de duas mil pessoas, que acompanharam o show da dupla sertaneja César e Paulinho.

CONQUISTA TÊXTIL - Edição Fev. 2010

Peressim participa da inauguração do Ciep

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste, Cláudio Peressim, acompanhado do tesoureiro Cláudio Gonçalves, participou na última sexta-feira, dia 26, da inauguração do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) "Leonel de Moura Brizola", localizado no Santa Rita de Cássia. O evento foi uma festa com uma grande participação de políticos de mais de 40 municípios e da população.

O Ciep "Leonel Brizola" tem capacidade para atender 800 crianças em período integral. A unidade está localizada no quadrilátero de 12 mil metros quadrados formado pelas ruas Guaianazes, Camaiuras, Ismael Alves e Tupis, no Jardim Santa Rita de Cássia. No espaço foram investidos R$ 8,470 milhões.

Para Peressim, a educação em período integral traz tranqüilidade aos pais das crianças, que sabem que os seus filhos estão em um ambiente seguro e com atividades diversas, desde as matérias da grade curricular até oficinas de ballet, ginástica rítmica, teatro, informática e outras. “Hoje, os pais trabalham quase a sua totalidade do tempo fora de casa, portanto, a escola contribui com essas famílias. A unidade ajuda ainda no desenvolvimento da cidadania e prepara as crianças para futuros trabalhadores.”, disse.

Sindicato Têxtil continua na composição
do Conselho Deliberativo do Pólo Têxtil

O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste continua na composição do Conselho Deliberativo do Pólo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção. Na última sexta-feira, dia 26 de fevereiro, foi realizada assembléia geral ordinária para eleição da nova Diretoria Executiva da entidade e seu Conselho Fiscal e foi autorizada o ingresso do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), no Conselho Deliberativo do Pólo Têxtil.

A posse dos novos membros foi realizada no dia 1º de março em reunião do Conselho Deliberativo. A presidência da Diretoria Executiva foi assumida por Claudio Wiezel. Na oportunidade, também foi realizada a troca da presidência do Conselho Deliberativo do Pólo Têxtil, que foi assumida por Mário Zocca.

Cláudio Peressim destacou que o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis continuou como representante dos trabalhadores no Conselho Deliberativo. Para ele, a representação na entidade é muito importante para defender os interesses dos trabalhadores. Destacou ainda que o Pólo Têxtil é uma entidade que dá suporte para o setor. Ele está confiante de que ainda neste semestre comecem a ser ministrados cursos de qualificação do Pólo Têxtil.

Copa Têxtil de Futsal começa neste mês

Para o campeonato já foram inscritos 13 times. São eles: Urdideira Tupis, Urditec Tupis, São Marcos, X-Game, Vasco, Tecelagem Panamericana, Os Noturnos, União Têxtil, Malhas Teda, Arsenal, Águia, Beretta Rossi e Engomagem Tupis. Apenas um time falta confirmar participação na Copa de Futsal. Os jogadores entram em campo nos dias 9 e 10 de março no Mirzinho Daniel. Os jogos ocorrem as terças e quartas-feiras, das 18h às 21h, sendo que cada dia conta com três jogos.

No regulamento do campeonato quem leva cartão amarelo faz a doação de um litro de leite longa vida e cartão vermelho dois litros de leite, que são doados para uma entidade assistencial da cidade. A medida diminuiu o número de penalidades em campo. “Depois dessa forma de punir os jogadores mais indisciplinados melhorou a qualidade dentro do torneio. Além disso, tem favorecido uma entidade assistencial da cidade”, disse Cláudio Peressim presidente do sindicato.

A Copa Têxtil promove momentos de lazer e descontração aos trabalhadores da categoria têxtil. Durante o ano o Sindicato promove mais dois campeonatos de futebol: a Copa de Futebol de Campo, que vai realizar a 2ª edição e a Copa Têxtil de Futebol Society, que chegará a 5ª edição em 2010. “Para nós é uma satisfação promover esses campeonato, que reúne os nossos associados”, concluiu Peressim.

Eleição do Sindicato dos Trabalhadores
Têxteis ocorre nos dias 25 e 26 de fevereiro

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste realiza eleição para escolha da sua nova diretoria. Uma única chapa, encabeçada por Cláudio Peressim, atual presidente, participa do pleito.
Os demais membros da chapa são: Samar Marcos Pereira, vice-presidente; Cláudio Gonçalves, tesoureiro. Conselho Fiscal: Mauro Vitório, Marco Antonio Pereira da Silva e Gildo da Costa Chagas. Os suplentes são: Antonio Carlos Caetano de Souza, Djalma Batista Mendes, Emerson Carlos Martins e Marcelo Pereira.

Para eleição serão disponibilizadas seis urnas para colher os votos dos associados têxteis: uma urna fixa na sede do Sindicato e cinco itinerantes. Tem direito a voto pouco mais de mil associados, entre ativos, com mais de seis meses no quadro associativo, distribuídos em 66 empresas da base sindical, e aposentados inativos.

A votação ocorre no dia 25, das 8h às 24 horas e no dia 26, das 8h às 18 horas. O mandato da nova diretoria será para o período de abril de 2010 a abril de 2015. A data da posse e o local ainda serão definidos.

Mesa Redonda com a empresa RPM Telas

A empresa RPM Telas foi chamada para uma mesa redonda com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste no dia 22 de fevereiro na Delegacia Regional do Trabalho – DRT da 15ª Região de Campinas. O motivo foi para que transfira os seus cadastros para Santa Bárbara d´Oeste, uma vez que está com seu cadastro na cidade de Piracicaba.
Na Mesa Redonda a empresa não compareceu, portanto, ficou acertado que a DRT da 15ª Região de Campinas irá fiscalizar a empresa. Isso porque a mesma não mostrou interesse em resolver o assunto.

Sindicato dos Têxteis entrega 550 kits escolares na 1ª semana

O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste e com representação sindical em mais 35 cidades já entregou 550 kits escolares aos associados estudantes e seus dependentes até 17 anos na 1ª semana de entrega do material escolar. A distribuição começou dia 02/02 e vai até o dia 20 de fevereiro.

A entrega ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 11h, em sua sede. Devem ser entregues 1,2 kits de material escolar. A entidade sindical conta com cinco tipos de kits: pré-escola; 1ª e 2ª série; 3ª série; 4ª série e a partir da 5ª série ao colegial.

Para receber o kit de material escolar o associado estudante precisa pertencer ao quadro associativo há mais de três meses. No ato do recebimento o associado deve entregar uma declaração da escola preenchida e carimbada pela unidade de ensino, bem como a lista de material escolar. O associado deve retirar também na empresa que trabalha os documentos necessários para a aquisição do kit.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Claudio Peressim, disse que a entrega dos kits de material escolar é de fundamental importância ao trabalhador têxtil. “No início do ano o trabalhador tem uma série de despesas, com impostos e compromissos de final de ano, por isso, a entrega do material escolar faz diferença no seu orçamento.”

O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste e com representação sindical em mais 35 cidades conta com mais de mil associados. A categoria reúne em torno de 6 mil trabalhadores em sua base de representação sindical.

A sua sede fica localizado à Rua Joaquim de Oliveira, 806, centro, na cidade de Santa Bárbara d´Oeste, e tem também uma subsede em São João da Boa Vista, onde será feita a distribuição aos seus associados daquele município. Nas demais cidades da região a entrega será feita nas empresas.

Abertas inscrições para 13ª edição do Miss Têxtil

A 13ª edição do Miss Têxtil e 8ª edição do Garota Revelação estão com inscrições abertas para as candidatas. As interessadas podem se inscrever até o dia 12 de março. O evento cultural está programado para o mês de abril em data e local a ser definidos.

Ano passado, o concurso reuniu 14 trabalhadoras têxteis e 10 garotas, filhas de dependentes de funcionários sócios do sindicato. Para participar da categoria Miss Têxtil a candidata precisa atuar no setor têxtil e ser associada e da Garota Revelação ser filha de associados e ter idade acima de 14 anos.

O concurso foi criado pelo Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste e com representação sindical em mais 35 cidades para reunir a categoria em um evento cultural. Por outro lado, tem também o enfoque social. A entrada para o evento é a doação de um quilo de alimento. Os produtos arrecadados são revertidos para entidades beneficentes do município. O calendário social do sindicato conta ainda com outras atividades: o 1º de Maio, torneios de futebol de salão e campo society e excursão à Praia Grande.

A edição de 2009 reuniu mais de duas mil pessoas em salão do União Barbarense. Para animar o público teve show com a dupla sertaneja César e Paulinho, que apresentou sucesso antigos e recentes.

Para fazer a inscrição a interessada deve se dirigir a sede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d´Oeste, que fica na Rua Joaquim de Oliveira, 806, centro, com Márcia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas.

CONQUISTA TÊXTIL - Edição Dez. 2009

Mensagem de Natal

Natal é tempo de avaliarmos todos as nossas ações durante o ano que se finda. Se foram boas, vamos cultivá-los e, transferi-las para o próximo ano e, se foram ruins ou, que não deram certo, apagamos da memória e, não deixamos remoer na nossa mente.
Sempre que o ano está chegando ao final, precisamos fazer o nosso “exame de consciência”, o nosso “Balanço”, para que possamos tirar tudo o que há de ruim em nós mesmos, aquilo que não nos deixa crescer e avançar. A maldade, a inveja, o ódio, o rancor, a ganância, a falta de amor, a falta de reconhecimento e a valorização do próximo, a falta de motivação e auto estima. Este conjunto de qualidades ruins nos levam ao insucesso e, evitam que o menino Jesus nasça novamente em nosso coração.
Para você trabalhador(a) têxtil e, seus familiares um forte abraço de todos nós do sindicato, diretores, funcionários e, colaboradores. Desejamos um feliz Natal e um Ano Novo próspero de realizações e, alegria. Que o Bom Deus esteja sempre presente em sua vida, protegendo-o(a), todos os dias de sua vida

6ª Marcha Para Brasília reuniu 50 mil trabalhadores do Brasil

No último dia 11 de Novembro, o Sindicato Têxtil de Santa Bárbara d’Oeste, na pessoa dos seus diretores: Cláudio Peressim, Cláudio Gonçalves e, Samar Marcos Pereira, estiveram em Brasília/DF, para somar esforços juntamente com Trabalhadores(as) de todos os Estados Brasileiros, representados por suas Centrais Sindicais, Confederações e, Sindicatos Independentes, com o objetivo de reduzir a jornada Semanal de Trabalho de 44 horas para 40 horas, sem redução de salários. Luta por emprego mais digno, horas extras de 75% por cento sobre a normal de trabalho e, com o objetivo de gerar mais de dois milhões de novos postos de trabalho em todo País. Na opinião do Presidente da entidade, Cláudio Peressim, o evento foi um sucesso, por mostrar uma união dos Trabalhadores em busca de melhoria no Trabalho dentro das empresas, tendo a certeza que, com a redução de jornada semanal para 40 horas, sobrará mais tempo para lazer com a família e, também para participar de cursos de qualificação e requalificação.
“Água Mole Em Pedra Dura, Tanto Bate Até Que Fura”.
Vamos à Luta Companheiros!

Mazinho Quevedo em Santa Bárbara D’Oeste

No último dia 04/12/2009, o cantor de música de raízes “Mazinho Quevedo”, esteve fazendo seu Show na Praça Central da cidade, quando das festividades pelo aniversário de 191 anos de nossa cidade. Após o show, Quevedo foi jantar na casa do nosso Presidente, o Sr. Cláudio Peressim atendendo a um antigo convite. Mazinho é um grande cantor e, apaixonado pela musica de raízes, também apresentador do programa “Caminhos da Roça” da EPTV (Concessionária regional da Rede Globo). Mazinho também receberá o título de cidadão Barbarense no próximo dia 14/12/2009.

Atenção para entrega do material escolar em Janeiro de 2010

O Sindicato realizará entrega do material escolar, do dia 02/02/2010, até 20/02/2010, aos associados estudantes desde que estejam trabalhando na empresa há mais 03 (três) meses, ou seja, com registro anterior a 02/12/2009, e seus dependentes com idade até 17 (dezessete) anos.
As declarações devem ser apresentadas no ato do recebimento do material escolar, devendo ser preenchidas e carimbadas nas escolas, assim como os documentos necessários para a aquisição do referido material serão entregues nas empresas.

Convênio com depósito de material de construção “MÃO ABERTA”

O Sindicato Têxtil de Santa Bárbara d’Oeste firmou convênio com o depósito de material de construção “Mão Aberta’, e à partir do mês de Novembro de 2009, os associados(as) poderão usufruir de desconto especial em material de construção do básico ao acabamento e dos serviços de terraplanagem, máquinas retro-escavadeira e Pá carregadeira, assim como locação de caçambas para colocação de entulho.
Loja 01: Avenida Charles Keese Dodson, nº. 415, Planalto do Sol, fone 3473-1663. O proprietário, Sr. Deoclides Oliveira Ferreira, está esperando sua visita!!! Descontos especiais com a apresentação da Carteirinha de Associado"

Excursão à Praia Grande “CIDADE OCIAN”

No feriado prolongado, dias 04, 05 e 06 de Dezembro/09, aniversário da cidade, o sindicato têxtil promoveu mais uma excursão para a cidade de Praia Grande Cidade Ocian/SP, partindo no dia 02/12 com 03 (três) Ônibus e, no dia 03/12 com mais 02 (dois) Ônibus, levando os associados da categoria e, seus familiares, assim como aposentados e, simpatizantes. Foram horas agradáveis proporcionadas pela entidade, como o café da manhã, almoço, jantar, e o tradicional baile à noite dentro da Colônia de Férias.
A equipe de trabalho da Colônia, comandada pela nossa querida “Branca”, nos acolheu com muito carinho e, dedicação. Sendo certo que há muitos anos este evento é realizado com muita competência pela nossa Diretora/Tesoureira, a Sra. Maria Magali S. T. de Castro. Magali sempre afirma que a organização da excursão não é fácil, mas mesmo assim, ano após ano, reúne forças para esta realização, pois sabe que depois de tudo organizado sente um prazer enorme em atender os nossos companheiros(as), pois sabe que cumpriu mais uma etapa no setor de lazer do Sindicato.
Os ônibus sempre contam com seus monitores responsáveis, sendo desta vez, o Sr. Antonio Busto de Castro, o “Leleca” (ônibus 01), A Sra. Conceição Bueno (ônibus 02), a Sra. Maria de Fátima Ometo, (ônibus 03), a Sra. Maria Magali da Santíssima Trindade de Castro (ônibus 04) e, o Sr. Samar M. Pereira (ônibus 05), todos retornando no dia 06/12/09. Novamente foi um sucesso!!!

13ª Edição do Miss Têxtil e 8ª Edição Garota Revelação

No ano de 2010, se realizará a 13ª Edição do “Miss Têxtil” de Santa Bárbara d’Oeste, acontecendo durante o mês de abril, com o local ainda a ser definido. Portanto as trabalhadoras têxteis associadas e suas dependentes, devem ficar atentas para a inscrição.
Poderão se inscrever na sede do Sindicato até o dia 18/12/2009, ou a partir de 12/01/2010, o Encerramento das inscrições será em 12/03/2010. Para participarem do evento “Miss Têxtil” e, “Garota Revelação”, as interessadas poderão se associar no momento da inscrição.
As informações poderão ser obtidas pelo telefone: (19) 3455-1008 ou diretamente na Sede Social da Entidade, sita à Rua Joaquim de Oliveira, nº. 806, Centro, com a nossa sempre prestativa secretaria Márcia.

Empresários, trabalhadores e parlamentares se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento do Estado para reivindicar a redução de ICMS

No último dia 17 de Novembro, um grupo de Empresários, Parlamentares e, Trabalhadores da nossa região, reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, para reivindicar reduções de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), dos produtos têxteis. A proposta foi dirigida diretamente ao Secretário, Dr. Geraldo Alkimim e, o pedido era para que se reduzisse dos atuais 18% (dezoito por cento) e, 12% (doze por cento), para 7% (sete por cento). Esta redução poderia vir em ajuda ao setor Têxtil e, Confecções a fim de que estes produtos se tornassem mais competitivos no mercado, bem com dar isonomia ao mercado, uma vez que em outros Estados são praticados porcentagens inferiores ao Estado de São Paulo, chegando em alguns casos a 0% (zero por cento), provoca uma competição desleal no setor.
O Secretário nos garantiu que, irá fazer todos os esforços para nos atender.E Deixamos claro que, os Sindicatos de Trabalhadores estão juntos nesta batalha, porque temem a evasão de empresas paulistas para os estados com ICMS mais baixo, provocando dispensas de companheiros(as) das empresas paulistas.
Esteve presente nesta audiência: Fábio Beretta Rossi e Dilésio Ciamarro (presidente e Diretor do SINDITEC, respectivamente), Cláudio Peressim (presidente do Sindicato Têxtil de SBO), Jorge Ferreira e Cergio Lopes (presidente e Secretário, respectivamente do SINDIMESTRES), Deputados Estaduais Francisco Sardeli e Antonio Mentor, Odair Dias (Vereador Municipal de Americana) e Assessores Parlamentares.

Americana inaugura incubadora de confecções

No último dia 16 de Novembro o prefeito de Americana, o Sr. Diego de Nadai e, o Secretario de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o Dr. Geraldo Alkimin, inauguraram uma incubadora do setor de confecção, próximo ao centro de Americana com o objetivo de qualificar mão de obra no setor de Roupas e, também passar por um treinamento de empreendedorismo, ou seja, formar profissionais com espírito empresarial.
O evento, que é uma realização do “Pólo Têxtil”, contou também com a presença de Parlamentares, Sindicalistas dos Patrões, de Trabalhadores e, demais autoridades.
Nosso presidente, Cláudio Peressim, que é presidente do Sindicato Têxtil de Santa Bárbara d’Oeste e mais 35 cidades, representa os Trabalhadores no Pólo Têxtil, esteve presente no evento e, parabeniza essa iniciativa, esperando que Santa Bárbara D’Oeste, também faça parte deste desenvolvimento, investindo na qualificação profissional, pois a cidade só tem a ganhar e, acrescentou: “O Pólo Têxtil já está trabalhando para que isso ocorra”.

Entrega de certificado de uma das turmas concluídas (Informática Base)

No último dia 01, conclui-se mais uma turma do curso de informática básica, realizado na sede da entidade. Os Diretores Peressim e Samar foram convidados para participarem da entrega de Certificados de Conclusão, juntamente com a Monitora Milena Margato.
“ Você associado e dependentes, procurem a entidade e se inscrevam nos cursos que a entidade oferece para você gratuitamente !!! . Maiores informações 3455-1008 c/ Márcia ”

Votação aprova renovação de acordo de Banco de Horas

No último dia 03-11-2009, o Sindicato esteve presente na empresa SPUMACAR INDUSTRIAL, para realização de uma Assembléia de renovação do Acordo existente na mesma de Jornada Flexível de Trabalho (Banco de Horas), no qual foi aprovado pela unanimidade em Escrutinio (Votação) secreto.

Assembléia aprova implantação de acordo de Banco de Horas

No último dia 01-10-2009, o Sindicato esteve presente na empresa SPUMACAR AUTOMOTIVE, para realização de uma Assembléia de implantação do acordo de Jornada Flexível de Trabalho (Banco de Horas), sendo aprovado pela unanimidade dos presentes.

Assembléia define acordo de prorrogação de jornada e turno de revezamento

No último dia 20-11-2009, o Sindicato esteve presente na empresa INDÚSTRIA TEXTIL RAIO DE SOL, para realização de uma Assembléia de implantação de acordo de prorrogação de jornada diária, visando a compensação dos sábados, assim como implantação de turnos de revezamento; no qual foram aprovados por unanimidade.

Mesa redonda com as empresas “Ibiflocos” e “Rodrigues & Rodrigues”

No último dia 24/11/2009, teve lugar uma audiência na sede do Ministério Público do Trabalho da 15ª. Região de Campinas, com as empresas Ibiflocos Ltda. e, Rodrigues & Rodrigues, com o objetivo de que, ambas as empresas transferissem seus cadastros para Santa Bárbara d’Oeste, uma vez que a empresa Ibiflocos estava com seu cadastro na cidade de Ibitinga/SP e, a empresa Rodrigues & Rodrigues por sua vez, em São Paulo/Capital. Após as ponderações dos nossos diretores e, orientação da Promotora, os representantes das empresas assumiram o compromisso de transferirem seus cadastros para nossa cidade. Com efeito, estas empresas passarão a recolher seus tributos em Sta. Bárbara, bem como seus funcionários poderão ser representados por nosso Sindicato, associando-se assim que desejarem, para obterem os benefícios oferecidos pela entidade.

Resultados das negociações coletivas data-base 2009-2010 com Sindicato Patronal da Região

AUMENTO SALARIAL:
Sobre o salário de 31 de Outubro de 2009 aplica-se o percentual de 6%, da seguinte forma: 4,5% em novembro/2009 e 1,5% a partir de janeiro/2010, observando o teto salarial de R$ 10.000,00. Acima deste valor fixo aplica-se um valor de R$ 600,00, ou livre negociação
O Sindicato negociou o percentual de reajuste de 6%, integral para 1º de novembro, diretamente com algumas empresas do setor, beneficiando em média 80% (oitenta por cento) da categoria, ou seja 4709 companheiros. Peressim só aceito assinar o acordo de reajuste parcelado após ter a certeza que a categoria fosse beneficiada com o reajuste de uma só vez. Inclusive em alguns casos conseguimos percentuais maiores, conforme relação abaixo e mais empresas que concederam o reajuste integral que não quiseram ser identificadas neste jornal informativo:

8 % (reajuste) 60 (funcionários) AMERICAN PACK IND COM ATAC EMB PLAST LTDA
6 % (reajuste) 48 (funcionários) TORCITEX TEXTIL LTDA

PISO SALARIAL:
Aumento de 07 % no Piso da Categoria, passando de
R$ 630,00 para R$ 674,00 à partir de 01/11/2009.

MENSALIDADE SINDICAL:
PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS (PPR/PLR) REAJUSTE DE 08% (DE R$415,00 PARA R$ 450,00) :
As empresas que ainda não implantarem o referido programa até o mês de Fevereiro/2010, pagarão a cada empregado o valor equivalente a R$ 450,00, que será dividido em 2 parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais) a serem pagas em 05/04/2010 e 05/10/2010, respectivamente, sendo que o valor restante de R$ 50,00 será revertido em favor da entidade sindical em duas parcelas.
FÉRIAS: Os dias 25 de dezembro e 01 de janeiro não poderão ser computados como férias.
Sindicato Patronais em São Paulo “endurecem” a negociação !!!
Veja a proposta dos Patronais em São Paulo: reajuste de 5,5%; Piso inicial de R$ 583,00 e o de efetivação no valor de R$ 646,60; Multa de PPR no valor de R$ 290,13.
As empresas filiadas aos Sindicatos Patronais em São Paulo (SINDITEXTIL, SIETEX, SIMMESP e, CORDOALHA E ESTOPA), imaginam que existem “caixas de supermercado” com preços diferenciados para atender os companheiros(as) destas empresas com reajustes inferiores ao praticado acima mencionado.
Companheiros(as) vocês acham que dar para aceitar esta PROPOSTA?????!!!!!!!

Reunião com SINDITEC discute cobrança abusiva de água e esgoto

No dia de ontem (08 de Dezembro), o Sindicato Têxtil de Santa Bárbara d’ Oeste juntamente com o advogado Dr. Adilson Rinaldo Boaretto, estiveram reunidos com o Presidente do Sinditec (Sindicato Patronal das Tecelagens de Americana, Santa Bárbara d”Oeste, Nova Odessa, e Sumaré), para discutir um plano de ação contra cobrança abusiva de taxas de esgoto e água, nos últimos 05 anos, das empresas que possuem poços artesianos. Esta cobrança na opinião dos advogados e ilegal e trará conseqüências desastrosas para o setor Têxtil de nossa cidade uma vez que as empresas do ramo Têxtil serão as mais prejudicadas, visto que, as mesmas, invariavelmente possuem setores de tinturaria e engomagem, tornando o consumo de água maior. Assim, a cobrança pode provocar evasão de empresas do setor para outra cidade onde não é cobrado a referida taxa.
Existe mais um agravante, este tipo de cobrança inibi a empresa, com estas características, de se mudarem e instalarem em nossa cidade. É de conhecimento que a Categoria Têxtil já sofre com cobranças de ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadoria e Serviços) que é de 18% (dezoito por cento), sem contar as importações, contrabando de tecidos e, “dumping” praticado pelos “Tigres Asiáticos”.
No momento em que estamos lutando para baixar o ICMS de 18% para 7%, a cobrança de taxa dos que possuem poços artesianos é no mínimo desestimulante e vai à contra-mão do movimento para salvar a Indústria Têxtil Nacional.
Queremos deixar claro que o Sindicato luta para a manutenção e geração de postos de Trabalho. Desta forma somos contrários à instalação de mais taxas que venham agregar custos nos produtos Têxteis fabricados em nossa cidade.
Esperamos que as autoridades competentes responsáveis pela cobrança da referida taxa, reconsiderem a posição e, tomem as medidas cabíveis.

DEPTO. JURÍDICO DO SINDICATO PRESTA CONTAS

O Departamento Jurídico desta Entidade sempre tem pautado suas ações, na busca dos direitos da Categoria Profissional, que é representada por você companheiro(a) que trabalha na tecelagem, fiação, estamparia, engomagem e, nos mais diversos setores da Indústria Têxtil.
No decorrer dos anos obtivemos conquistas Coletivas e Individuais em prol de nossos companheiros(as) que, no mais das vezes, pelo empenho demonstrado no seu trabalho não tem tempo de “acordar” para suas necessidades jurídicas, seus direitos trabalhistas, previdenciários e, também como cidadão.
A equipe de advogados do Sindicato Têxtil, no decorrer destes últimos anos, se especializou nas ações trabalhistas, previdenciárias, em busca das perdas econômicas (FGTS e Poupança), aconselhando os que procuram este serviço tão relevante, ingressando com ações na Justiça do Trabalho, na Justiça Comum, na Justiça Federal (Americana e Piracicaba), bem como promovendo ações públicas e denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho da 15ª. Região de Campinas.
Nos últimos anos conseguimos receber as ações coletivas trabalhistas de insalubridade contra empresas como a Campo Belo, Covolan e a extinta Bigmarte. Desde 1.994 estas ações tramitavam na Justiça e, conseguimos receber em 2.002, 2.007 e 2.009, respectivamente.
Muito há por fazer. A justiça é morosa, mas não são poucos companheiros(as) que experimentaram o gosto de reaver seus direitos através do Jurídico do Sindicato. Há pouco conseguimos reintegrar companheiros dispensados indevidamente, pois gozavam de estabilidade por acidente do trabalho (doença do trabalho/profissional), e estabilidade de aposentadoria, reintegrar nos quadros do INSS, pois tinha recebido a famigerada “Alta Indevida” ou “Programada”; conseguimos aposentar nossos companheiros (as) por idade, tempo de contribuição ou invalidez, tanto no campo administrativo como no Judicial.
Nunca deixe de nos visitar. Temos o maior prazer em atender quem nos procura, seja da Categoria ou não. Você tem direitos que precisam ser resgatados.
O advogado é o conselheiro nas horas mais difíceis.
Nunca acredite em conversas de “entendidos” ou, nas informações prestadas por “comadres” e, em rodas de bar. Venha direto à fonte!
Nós temos compromisso com a Lei, com a Sociedade, com a Ordem dos Advogados do Brasil e, especialmente com você, trabalhador!!!
Feliz Natal e, um Ano de 2.010, cheio de realizações!!

DR. JOÃO RUBEM BOTELHO - Advogado da entidade - OAB/SP Nº. 117.963

DEPTO. JURÍDICO DO SINDICATO AVISA AOS APOSENTADOS E TRABALHADORES QUE DESEJAM APOSENTAR-SE

VOCÊ QUE JÁ COMPLETOU O TEMPO PARA APOSENTAR–SE OU, ESTÁ PRESTES A COMPLETAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO???
FIQUE ATENTO, POIS A LEI EM BREVE SERÁ ALTERADA. VENHA FAZER SUA CONTAGEM CONOSCO NO SINDICATO TEXTIL DE SANTA BARBARA D’OESTE.
OBS: VOCÊ NÃO TEM TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APOSENTAR–SE ??!! FIQUE TRANQUILO, ORIENTAMOS E PROVIDENCIREMOS JUNTO ÀS EMPRESAS EM QUE VOCÊ TRABALHOU.
VOCÊ TEM DIREITO À REVISÃO DE SEU BENEFICIO!!!
AQUELE QUE SE APOSENTOU POR INVALIDEZ, TEM DIREITO À REVISÃO DE SEU BENEFICIO PREVIDENCIÁRIO.
VENHA ATÉ O SINDICATO E NOS IREMOS ORIENTÁ–LO QUANTO AO SEU DIREITO.
PLANTÃO PREVIDENCIARIO:
SINDICATO TEXTIL DE SANTA BARBARA D’OESTE.
QUARTAS E QUINTAS–FEIRAS DAS 09:00 ÀS 11:00H.
Rua Joaquim de Oliveira, nº. 806, Centro. Fone: 3454-0126

IV Copa Têxtil de Futebol Society 2009

beretta rossi - 1º lugar

Na última sexta-feira, dia 27/11/2009, ocorreu o final do torneio “Copa Têxtil de Futebol Society”, que está em sua 4º edição. Teve como vencedor o time da empresa “Beretta Rossi”. O vice-campeão foi Engomagem Tupis da empresa “Têxtil Canatiba Ltda,” e; o 3º lugar foi ocupado pela “Rafisa Malhas Ltda.”, e 4 lugar X Game da empresa Burdays Tecidos Ltda, todos receberam troféus e medalhas, inclusive o time Alsa Textil recebeu um troféu por ter uma Ótima Disciplina, assim como o goleiro menos vazado e o jogador artilheiro também receberam Troféus.
No regulamento do Torneio, quem levou cartão amarelo fez a doação de um litro de leite longa vida, e cartão vermelho 02 litros de leite longa vida que foram doados a entidade ABE (Associação Beneficiente Educacional) que para nossa surpresa não foi coletado muitos “litros” de leite, somando assim um total arrecadado de 43 litros. Isso prova que cada vez mais os campeonatos estão sendo levados ‘’a sério, o que para nos é motivo de orgulho, pois está prevalecendo o “Espírito Esportivo”, atendendo assim seu principal objetivo, que é a união e amizade entre os atletas associados da entidade, que trabalham em várias empresas do setor.
Já estão abertas as inscrições para o Futsal e elas poderão ser feitas diretamente na sede do sindicato, ate 18 de Dezembro e após 12 de Janeiro 2010, ate o inicio de Fevereiro 2010.
O torneio tem previsão para iniciar-se na segunda quinzena de Fevereiro.